Especificaciones y análisis del KIA Rio
Potência
110CV
Torque
235Nm
Consumo
4.4l/100
Emissões
116g/km
0-100 km/h
11.5s
Vel. Máx.
176km/h
Peso
1206kg
Preço
14,297€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 4 portas
390 L
45 L
81 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do KIA Rio 4p 1.5 CRDi Emotion · 110 CV (2010-2011)
Descrição geral
O KIA Rio de 2010 na sua carroçaria sedan é muito mais do que um simples carro económico; é a promessa de uma mobilidade fiável e acessível. Com o seu motor diesel 1.5 CRDi de 110 cavalos, este veículo apresentou-se como uma solução inteligente e sensata para o dia a dia, um companheiro de viagem que não o deixará na mão e cuidará da sua carteira.
Experiência de condução
Ao volante, o Rio surpreende pela resposta enérgica do seu motor diesel. Esses 235 Nm de binário sentem-se desde rotações muito baixas, proporcionando uma agilidade inesperada na cidade e ultrapassagens seguras na estrada. Não pretende ser um desportivo, a sua aceleração é progressiva e tranquila, mas a sensação é de ter sempre uma reserva de potência disponível. A caixa de velocidades manual de cinco velocidades é precisa e o seu chassis, embora simples, transmite uma agradável sensação de estabilidade e segurança, priorizando o conforto de condução em detrimento da adrenalina.
Design e estética
O seu design é um reflexo da sua filosofia: honestidade e funcionalidade. As linhas do Rio sedan são clássicas e equilibradas, sem extravagâncias, criando uma silhueta que envelheceu com dignidade. Por dentro, o espaço é o protagonista. O habitáculo é prático e pensado para durar, com comandos simples e boa habitabilidade para cinco ocupantes. A bagageira de 390 litros é um argumento de peso, um espaço generoso que o torna um carro verdadeiramente versátil para as necessidades de uma família.
Tecnologia e características
A tecnologia a bordo do Rio 2010 é a estritamente necessária para garantir conforto e segurança sem complicações. Para além de elementos já standard como os travões de disco nas quatro rodas, o seu principal trunfo tecnológico reside sob o capô. O motor com injeção direta common rail e turbo de geometria variável era uma solução moderna para a sua época, fundamental para alcançar consumos extraordinariamente baixos e um desempenho sólido. É um carro que aposta na eficiência mecânica em vez de gadgets eletrónicos.
Concorrência
Na sua época, o KIA Rio enfrentou rivais muito estabelecidos no mercado, como o SEAT Córdoba, o Renault Clio Symbol ou o Dacia Logan. Enquanto alguns concorrentes podiam oferecer um design mais apaixonante ou um comportamento mais dinâmico, o Rio jogava as suas cartas com uma mestria invejável: uma relação preço-equipamento imbatível, um motor diesel frugal e potente, e a crescente reputação de fiabilidade da marca coreana.
Conclusão
O KIA Rio 1.5 CRDi de 2010 é a compra da razão e do coração tranquilo. É um carro que não o vai apaixonar pela sua estética arrojada, mas pela sua lealdade e baixo custo de utilização. Representa uma das melhores versões da KIA no seu caminho para conquistar a confiança do condutor europeu, oferecendo um produto completo, fiável e extremamente prático. É, em suma, um amigo fiel a longo prazo.




