KIA Sportage 1.7 CRDi VGT Concept 4x2 · 115 CV (2010-2011)

2010
Gasóleo
FWD
Manual 6v
KIA Sportage - Vista 1
KIA Sportage - Vista 2
KIA Sportage - Vista 3
KIA Sportage - Vista 4

Especificaciones y análisis del KIA Sportage

Potência

115CV

Torque

255Nm

Consumo

5.5l/100

Emissões

138g/km

0-100 km/h

12.8s

Vel. Máx.

173km/h

Peso

1470kg

Preço

20,909

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

465 L

Tanque

58 L

Potência

84.5 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima115 CV / 84.5 kW
Torque máximo255 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque58 L
Porta-malas465 L

Análise detalhada do KIA Sportage 1.7 CRDi VGT Concept 4x2 · 115 CV (2010-2011)

Descrição geral

O KIA Sportage de 2010 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. Com esta geração, a KIA quebrou moldes e mostrou ao mundo que podia criar um SUV não só acessível, mas também incrivelmente atraente e desejável. Deixou para trás uma imagem conservadora para abraçar um futuro arrojado, conquistando corações e estradas com uma proposta que redefiniu o segmento.

Experiência de condução

Ao volante, o motor 1.7 CRDi de 115 CV parece mais um companheiro fiel e voluntarioso do que um atleta de elite. A sua força é progressiva e suficiente para o dia a dia, gerida por uma caixa manual de 6 velocidades de toque agradável. Não procura recordes de aceleração, mas sim oferecer uma viagem serena e confortável. A suspensão filtra bem as irregularidades, priorizando o conforto dos passageiros, e a sua tração dianteira torna-o um veículo ágil e seguro para a selva urbana e viagens por estrada.

Design e estética

O seu design foi uma autêntica revolução. Peter Schreyer vestiu o Sportage com uma carroçaria musculada, uma linha de cintura alta e a icónica grelha 'Tiger Nose' que lhe conferia uma presença imponente e sofisticada. Por dentro, o salto qualitativo foi igualmente impressionante, com um painel de instrumentos orientado para o condutor, materiais corretos e uma sensação de espaço e modernidade que o fazia sentir-se num carro de categoria superior.

Tecnologia e características

Na sua versão Concept, a tecnologia focava-se no essencial para garantir conforto e segurança. Contava com elementos como ar condicionado, um sistema de áudio com ligações auxiliares e USB, e uma direção com assistência elétrica. Embora não deslumbrasse com ecrãs táteis ou ajudas avançadas à condução, oferecia uma base sólida e funcional, cumprindo as expectativas de um veículo do seu tempo e preço.

Concorrência

Num mercado em plena ebulição de SUVs compactos, o Sportage enfrentou titãs como o Nissan Qashqai, o líder indiscutível da categoria. Também competiu ferozmente com o seu irmão de plataforma, o Hyundai ix35, além de outros modelos consolidados como o Ford Kuga, o Volkswagen Tiguan ou o Toyota RAV4, destacando-se entre eles pelo seu design arrojado e pela sua excelente relação qualidade-preço.

Conclusão

O KIA Sportage 2010 é muito mais do que um simples SUV; é o símbolo do renascimento de uma marca. Um veículo que soube combinar um design que apaixona à primeira vista, um interior prático e espaçoso, e uma mecânica a diesel económica e fiável. Foi a escolha inteligente e passional para milhares de famílias, um carro que não só o levava ao seu destino, mas que também o fazia sentir-se orgulhoso de o conduzir.