Lamborghini Diablo GTR · 590 CV (2000-2002)

2000
Gasolina
RWD
Manual 5v
Lamborghini Diablo - Vista 1
Lamborghini Diablo - Vista 2
Lamborghini Diablo - Vista 3
Lamborghini Diablo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Lamborghini Diablo

Potência

590CV

Torque

640Nm

Consumo

-l/100

Emissões

-g/km

0-100 km/h

-s

Vel. Máx.

-km/h

Peso

1400kg

Preço

-

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Manual 5v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

- L

Tanque

100 L

Potência

434 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima590 CV / 434 kW
Torque máximo640 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque100 L
Porta-malas0 L

Análise detalhada do Lamborghini Diablo GTR · 590 CV (2000-2002)

Descrição geral

O Lamborghini Diablo GTR não é apenas um carro, é a encarnação mais selvagem e pura de uma lenda. Nascido em 2000 como uma fera de circuito com o mínimo para ser legalizado para as ruas, representa o canto do cisne dos supercarros analógicos. O seu coração é um monumental V12 de 6.0 litros, uma declaração de intenções estrondosa que promete uma experiência visceral, sem filtros nem concessões.

Experiência de condução

Assumir o volante do GTR é um assalto aos sentidos. O rugido ensurdecedor do V12 a 7300 rotações por minuto vibra no seu peito, uma conexão mecânica e brutal que o une à máquina. Cada troca da sua transmissão manual de cinco velocidades é um ato deliberado e físico. Com 590 cavalos a empurrar apenas 1400 quilos e sem ajudas eletrónicas, o medo e a euforia dançam em cada curva. É uma experiência aterradora e viciante que exige mãos experientes e um coração valente.

Design e estética

O seu design é a agressividade em forma, uma estética ditada pela pura função aerodinâmica. Esqueça o luxo; aqui, tudo tem um propósito. A gigantesca asa traseira, as entradas de ar sobredimensionadas e a sua carroçaria alargada gritam 'pista de corrida'. As icónicas portas de tesoura abrem-se para um habitáculo espartano, uma gaiola de segurança e fibra de carbono onde o único luxo é a informação de que precisa para ir mais rápido. É uma beleza brutal, intimidante e absolutamente funcional.

Tecnologia e características

A tecnologia do Diablo GTR é uma homenagem à engenharia mecânica na sua máxima expressão. A sua joia é o motor V12 atmosférico, uma obra de arte em alumínio que entrega potência de forma linear e explosiva. O chassi, com suspensões de duplo braço triangular e travões de disco ventilados de competição, foi projetado para a máxima eficácia. A verdadeira tecnologia aqui é a ausência de filtros digitais; é a celebração do controlo analógico, onde a habilidade do piloto é o componente principal.

Concorrência

No olimpo dos supercarros da sua era, o Diablo GTR media-se com titãs nascidos para a competição. Os seus rivais diretos eram máquinas tão lendárias como o Porsche 911 GT1 Strassenversion ou o Mercedes-Benz CLK GTR, carros que esbatiam a linha entre a estrada e o circuito. Até o Ferrari F50, com a sua filosofia derivada da Fórmula 1, partilhava esse espírito de purismo e desempenho extremo que definia esta geração irrepetível.

Conclusão

O Lamborghini Diablo GTR é muito mais do que um carro; é um marco, um testamento de uma era onde a emoção prevalecia sobre a lógica. É o pináculo do espírito indomável da Lamborghini, uma máquina que não pede para ser conduzida, mas sim dominada. Não é um veículo para o dia a dia, mas uma arma de fim de semana e uma peça de coleção que encapsula a essência mais pura e selvagem do touro de Sant'Agata Bolognese.