Especificaciones y análisis del Lancia Lybra
Potência
136CV
Torque
304Nm
Consumo
6.9l/100
Emissões
-g/km
0-100 km/h
10.2s
Vel. Máx.
200km/h
Peso
1410kg
Preço
27,496€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 5v
FWD
5 / 5 portas
420 L
60 L
100 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Lancia Lybra SW 2.4 JTD LX · 136 CV (1999-2001)
Descrição geral
O Lancia Lybra SW surgiu na virada do milênio como um sopro de ar fresco e distinção italiana no segmento das carrinhas familiares. Não era apenas mais um carro; era uma declaração de intenções, uma aposta no conforto, na elegância e num caráter único que evocava a grande tradição da Lancia, envolvido numa prática carroçaria familiar.
Experiência de condução
Conduzir o Lybra 2.4 JTD é uma experiência sensorial. O impulso dos seus 304 Nm de binário sente-se poderoso e cheio desde baixas rotações, acompanhado pelo som característico e melódico do seu motor de 5 cilindros. Não procura a desportividade extrema, mas sim oferecer uma viagem prazerosa e serena, com uma suspensão que absorve as irregularidades com uma suavidade requintada, transformando cada trajeto num momento de puro conforto.
Design e estética
O seu design é inconfundível e arrojado, uma ode às formas clássicas com os seus faróis redondos e uma silhueta fluida que foge das arestas agressivas dos seus concorrentes. Por dentro, o Lybra acolhe-o numa sala de estar sobre rodas, com materiais de alta qualidade como Alcantara ou madeira, e um painel de instrumentos de design envolvente que cria uma atmosfera de luxo e calor que poucos carros da sua época conseguiam igualar.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Lybra estava bem equipado, especialmente nesta versão LX. O coração do carro, o seu motor JTD com injeção direta common-rail, era uma peça de engenharia avançada que oferecia um desempenho e eficiência notáveis. A bordo, elementos como o climatizador de duas zonas ou o sistema de som Bose opcional demonstravam que a tecnologia estava ao serviço do bem-estar dos ocupantes.
Concorrência
Num mercado dominado pela sobriedade alemã dos Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring e Mercedes-Benz Classe C Station, o Lancia Lybra SW erguia-se como a alternativa para o coração. Também competia com o seu primo, o mais desportivo Alfa Romeo 156 Sportwagon, mas o Lybra sempre jogou na sua própria liga: a do conforto e da elegância sem complexos.
Conclusão
O Lancia Lybra SW não é um carro para todos; é uma escolha passional para quem procura diferenciar-se e valoriza tanto a viagem como o destino. Representa uma época em que a Lancia ainda se atrevia a ser Lancia, criando automóveis com alma e uma personalidade avassaladora. Hoje é um 'youngtimer' cheio de encanto, um pedaço da história do automobilismo italiano.




