Especificaciones y análisis del Lancia Thema
Potência
190CV
Torque
440Nm
Consumo
7.1l/100
Emissões
185g/km
0-100 km/h
9.7s
Vel. Máx.
230km/h
Peso
2038kg
Preço
42,289€
Resumo técnico
Gasóleo
Automático 5v
RWD
5 / 4 portas
462 L
72 L
140 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Lancia Thema Platinum 3.0 V6 CRD 190 CV (2011-2012)
Descrição geral
O Lancia Thema de 2012 é muito mais do que uma berlina de luxo; é o encontro audacioso entre o requinte italiano e a imponente alma americana. Nascido da aliança com a Chrysler, este carro representa uma declaração de intenções, uma aposta num caráter único num segmento dominado pela sobriedade alemã. É um veículo que não pede licença, simplesmente ocupa o seu espaço com uma elegância e uma presença magnéticas.
Experiência de condução
Ao volante, o Thema envolve-o numa sensação de poder tranquilo. O seu motor V6 diesel de 190 cv e, sobretudo, os seus 440 Nm de binário, empurram com uma suavidade vigorosa desde baixas rotações. Não procura a explosividade, mas sim o avanço imperial, como um transatlântico a cruzar o asfalto. A tração traseira e uma suspensão pensada para o conforto tornam-no o companheiro ideal para longas viagens, onde o silêncio e a estabilidade o fazem sentir-se numa bolha, isolado do mundo exterior.
Design e estética
O seu design é uma obra de contrastes que funciona de forma espetacular. As linhas musculosas e a silhueta robusta da sua herança Chrysler vestem-se com a elegância inconfundível da Lancia. A grelha frontal, os detalhes cromados e as proporções monumentais conferem-lhe uma presença na estrada que intimida e apaixona em partes iguais. Por dentro, o luxo é percebido num habitáculo espaçoso, projetado para acolher os seus ocupantes com materiais de qualidade e uma atmosfera de salão rolante.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Thema Platinum vinha carregado de tecnologia pensada para o conforto e a segurança. Para além do seu sofisticado chassis com suspensões de paralelogramo deformável em ambos os eixos, oferecia um sistema de infoentretenimento completo num generoso ecrã central, bancos climatizados e um arsenal de ajudas à condução que o posicionavam como uma opção muito completa. A direção eletro-hidráulica proporcionava uma sensação sólida, em consonância com o caráter senhorial do carro.
Concorrência
Na competitiva arena das grandes berlinas executivas, o Lancia Thema enfrentou titãs como o Audi A6, o BMW Série 5 e o Mercedes-Benz Classe E. Enquanto os seus rivais alemães jogavam a carta da perfeição dinâmica e da eficiência, o Thema oferecia uma alternativa com mais alma e exotismo. Era a escolha para quem não queria seguir o rebanho, para quem valorizava a distinção e o carisma acima do último décimo de segundo no cronómetro.
Conclusão
O Lancia Thema é um carro com uma personalidade avassaladora, uma berlina para nostálgicos e para corajosos. É a prova de que a fusão de culturas pode criar algo verdadeiramente especial. Não é o mais ágil nem o mais moderno, mas o seu encanto reside precisamente na sua autenticidade, na sua capacidade de oferecer uma experiência de condução luxuosa e diferente. É um clássico moderno que o faz sentir-se especial cada vez que se senta ao volante.




