Especificaciones y análisis del Lancia Ypsilon
Potência
80CV
Torque
114Nm
Consumo
6l/100
Emissões
142g/km
0-100 km/h
13.2s
Vel. Máx.
165km/h
Peso
1050kg
Preço
12,624€
Resumo técnico
Gasolina
Manual 5v
FWD
4 / 3 portas
215 L
47 L
59 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Lancia Ypsilon 1.2 16V Oro · 80 CV (2004-2010)
Descrição geral
O Lancia Ypsilon de 2003 é muito mais do que um simples carro citadino; é uma declaração de estilo italiano, um pequeno capricho projetado para conquistar corações na selva de pedra. Com a sua elegância inata e o seu caráter distinto, este Ypsilon apresentava-se como uma alternativa sofisticada e chique para quem procurava diferenciar-se dos demais.
Experiência de condução
Ao volante, os seus 80 cavalos sentem-se vivos e dispostos, perfeitos para se mover com agilidade pela cidade. Embora a sua aceleração de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos não impressione no papel, a sensação é de uma resposta enérgica graças ao seu baixo peso e a uma caixa manual de 5 velocidades bem escalonada. A direção elétrica torna-o incrivelmente fácil de manobrar, transformando cada trajeto urbano num prazer. É um carro que convida a desfrutar da viagem, sem pressa mas com uma ligação especial.
Design e estética
O design é a sua alma. A carroçaria de 3 portas, com as suas linhas suaves e arredondadas, e a icónica grelha da Lancia, conferem-lhe uma personalidade avassaladora. É uma pequena escultura sobre rodas. No interior, a audácia continua com o painel de instrumentos situado no centro do tablier, um detalhe que não só era original, como criava uma sensação de espaço e simetria. Cada detalhe, desde os tecidos às formas, respirava design e bom gosto.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Ypsilon oferecia soluções inteligentes. O seu motor 1.2 16V era um exemplo de eficiência e fiabilidade dentro do grupo Fiat, enquanto a direção assistida elétrica era uma bênção para estacionar. O equipamento do acabamento 'Oro' já incluía elementos de conforto que o posicionavam um degrau acima dos seus rivais generalistas, demonstrando que o luxo e a tecnologia não estavam em conflito com um tamanho compacto.
Concorrência
Num mercado competitivo, o Ypsilon media-se com outros carros pequenos com aspirações premium. Os seus rivais diretos eram modelos como o Mini de primeira geração, que jogava a carta retro e desportiva, ou as versões mais equipadas de best-sellers como o Peugeot 206 ou o Renault Clio. No entanto, o Ypsilon sempre jogou na sua própria liga, a do puro estilo italiano.
Conclusão
O Lancia Ypsilon 1.2 16V Oro não é um carro que se escolhe com a cabeça, mas com o coração. É uma compra emocional, um refúgio de design e conforto num formato perfeito para a cidade. Representa a elegância italiana na sua máxima expressão, um veículo para quem valoriza a beleza no dia a dia e entende que conduzir pode ser uma experiência sensorial e estética. Um pequeno grande carro com uma alma imensa.




