Land Rover Range Rover Evoque 5p TD4 150 CV 4x4 Pure (2011-2012)

2011
Gasóleo
AWD
Manual 6v
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 1
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 2
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 3
Land Rover Range Rover Evoque - Vista 4

Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque

Potência

150CV

Torque

420Nm

Consumo

5.7l/100

Emissões

149g/km

0-100 km/h

10.8s

Vel. Máx.

185km/h

Peso

1775kg

Preço

35,900

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

AWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

575 L

Tanque

60 L

Potência

110 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima150 CV / 110 kW
Torque máximo420 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque60 L
Porta-malas575 L

Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque 5p TD4 150 CV 4x4 Pure (2011-2012)

Descrição geral

O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro novo, foi uma declaração de intenções que abalou os alicerces do segmento SUV. A Land Rover ousou lançar um protótipo nas ruas, um veículo que fundia o luxo e a capacidade todo-o-terreno da marca com um design tão arrojado e futurista que parecia ter vindo de outro planeta. Conduzi-lo era, e ainda é, uma experiência que transcende o mero transporte para se tornar um ato de estilo.

Experiência de condução

Ao volante, o Evoque transmite uma sensação de solidez e controlo absolutos. O seu motor diesel de 150 cv, com um generoso binário, move o conjunto com suficiência e aprumo, enquanto a tração integral permanente o ancora ao asfalto com uma segurança imperturbável, chova ou neve. A posição de condução elevada faz com que se sinta o rei da estrada, e o habitáculo envolve-o numa atmosfera de qualidade e requinte que o isola do mundo exterior. Não é um desportivo, é uma fortaleza de luxo que o convida a devorar quilómetros com uma calma e confiança extraordinárias.

Design e estética

O design é a alma do Evoque. Cada linha, cada ângulo, grita vanguarda. A linha de cintura ascendente, o tejadilho flutuante e baixo, e aquele olhar agressivo e afiado criaram um ícone instantâneo. Rompeu com todas as convenções do que um todo-o-terreno deveria ser, provando que a robustez não estava em conflito com a beleza mais espetacular. Entrar no seu interior era continuar a viagem, com materiais de primeira qualidade e uma disposição que o fazia sentir-se na cabine de uma nave de luxo, embora o espaço pagasse o preço dessa silhueta coupé.

Tecnologia e características

Para além da sua estética, o Evoque de 2011 incorporava tecnologias que definiam o seu caráter premium. A direção assistida elétrica, o sistema Stop/Start para melhorar a eficiência na cidade e, acima de tudo, o sistema Terrain Response da Land Rover, demonstravam a sua dupla personalidade. Este último permitia adaptar a resposta do carro a diferentes superfícies com apenas o girar de um seletor, transformando um SUV de design num verdadeiro todo-o-terreno capaz de superar obstáculos que os seus rivais nem sonhariam enfrentar.

Concorrência

No seu lançamento, enfrentou titãs alemães como o BMW X1 e o Audi Q3. Enquanto os seus concorrentes apostavam na sobriedade, na eficiência e numa dinâmica de condução mais apurada em estrada, o Evoque jogava noutra liga: a do desejo. Nenhum conseguia competir com o seu impacto visual nem com a sua herança todo-o-terreno. Era a escolha passional, o carro que se comprava com o coração, destacando-se pela sua personalidade avassaladora num mar de opções mais pragmáticas.

Conclusão

O Range Rover Evoque de primeira geração é muito mais do que um SUV; é um marco na história do automóvel. Representa a audácia de transformar um sonho de design numa realidade tangível e funcional. É um veículo que o faz sentir-se especial cada vez que o olha e cada vez que o conduz. Apesar dos anos, o seu design continua atual e a sua proposta de luxo, estilo e capacidade continua tão válida e emocionante como no primeiro dia. Uma compra emocional que, sem dúvida, deixa uma marca indelével.