Especificaciones y análisis del Land Rover Range Rover Evoque
Potência
150CV
Torque
420Nm
Consumo
4.9l/100
Emissões
129g/km
0-100 km/h
11.2s
Vel. Máx.
180km/h
Peso
1670kg
Preço
34,900€
Resumo técnico
Gasóleo
Manual 6v
FWD
4 / 3 portas
550 L
60 L
110 kW
Atual
Especificações técnicas
Motor
Capacidades
Análise detalhada do Land Rover Range Rover Evoque Coupé eD4 150 CV 4x2 Pure (2011-2012)
Descrição geral
O Range Rover Evoque de 2011 não foi apenas um carro, foi uma declaração de intenções. A Land Rover quebrou todos os moldes ao lançar este SUV compacto com alma de coupé, um veículo que parecia ter escapado de um salão automóvel para conquistar as ruas. Esta versão eD4 com tração dianteira abriu a porta da marca a um novo público, oferecendo um design espetacular e o prestígio da Range Rover num formato mais acessível e urbano.
Experiência de condução
Ao volante, o Evoque envolve-o numa atmosfera de luxo e solidez. Os seus 150 cavalos a diesel, geridos por uma caixa manual de seis velocidades, movem o conjunto com uma suficiência que inspira confiança, graças a um generoso binário disponível desde baixas rotações. Não procura a desportividade explosiva, mas sim oferecer uma viagem serena e prazerosa. A posição de condução elevada faz com que se sinta o rei da estrada, enquanto a suspensão filtra as irregularidades com uma qualidade que o lembra constantemente que está num veículo premium.
Design e estética
É impossível falar do Evoque sem se render à sua estética. Foi, e continua a ser, uma obra de arte sobre rodas. A linha de cintura ascendente, o tejadilho flutuante e as suas proporções musculadas criaram uma linguagem de design que foi imitada até à exaustão. Entrar no seu habitáculo é continuar a experiência; os materiais são de alta qualidade e o design minimalista e elegante faz com que se sinta especial. É um carro que vira cabeças e que o deixa orgulhoso de o possuir.
Tecnologia e características
Para a sua época, o Evoque Coupé vinha bem equipado. Incorporava tecnologias como o sistema Stop/Start para melhorar a eficiência na cidade e uma direção assistida elétrica que facilitava as manobras. O sistema de infoentretenimento, embora superado pelos padrões atuais, oferecia uma funcionalidade correta e integrava-se de forma limpa no design do painel de instrumentos. Era um carro moderno que combinava a tradição da Land Rover com as exigências tecnológicas da nova década.
Concorrência
Quando chegou, o Evoque enfrentou rivais alemães consolidados como o BMW X1 e o Audi Q3. No entanto, nenhum conseguia competir com o seu design arrebatador. Enquanto os seus concorrentes apostavam na sobriedade e na eficiência, o Evoque jogava a carta da emoção e do estilo de vida. Tornou-se o objeto de desejo para aqueles que procuravam diferenciar-se, oferecendo uma imagem e um prestígio que o colocavam numa liga própria.
Conclusão
O Range Rover Evoque Coupé de primeira geração é muito mais do que um SUV; é um ícone do design automóvel do século XXI. É um carro que se escolhe com o coração, seduzido pelas suas linhas espetaculares e pela promessa de uma experiência de condução única. Apesar de ser a versão de entrada, não renuncia à qualidade nem ao luxo inerentes ao seu nome. Conduzi-lo é uma declaração de estilo, um prazer diário que o lembra por que se apaixonou por ele à primeira vista.
