Lotus Emira i4 First Edition · 366 CV (2023-2025)

2022
Gasolina
RWD
Automático 8v
Lotus Emira - Vista 1
Lotus Emira - Vista 2
Lotus Emira - Vista 3
Lotus Emira - Vista 4

Especificaciones y análisis del Lotus Emira

Potência

366CV

Torque

430Nm

Consumo

9.2l/100

Emissões

208g/km

0-100 km/h

4.4s

Vel. Máx.

290km/h

Peso

1521kg

Preço

109,507

Resumo técnico

Combustível

Gasolina

Transmissão

Automático 8v

Tração

RWD

Lugares

2 / 2 portas

Porta-malas

151 L

Tanque

52.5 L

Potência

269 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima366 CV / 269 kW
Torque máximo430 Nm
Tipo de combustívelGasolina
TransmissãoAutomático 8v

Capacidades

Tanque52.5 L
Porta-malas151 L

Análise detalhada do Lotus Emira i4 First Edition · 366 CV (2023-2025)

Descrição geral

O Lotus Emira não é apenas um carro, é um marco, o canto do cisne de uma era. Representa a última sinfonia de combustão interna da Lotus antes da sua eletrificação completa. Este desportivo de dois lugares chega para mudar as regras do jogo da marca, oferecendo a pureza e agilidade lendárias da Lotus num pacote surpreendentemente utilizável e refinado para o dia a dia, um carro que implora para ser conduzido.

Experiência de condução

Assumir o volante do Emira i4 é sentir como a engenharia da AMG e a alma da Lotus se fundem numa experiência visceral. Os seus 366 cavalos, entregues por um motor central de quatro cilindros, empurram-no contra o assento com uma urgência viciante, atingindo os 100 km/h em apenas 4,4 segundos. A direção eletro-hidráulica transmite cada textura do asfalto para as suas mãos, criando uma ligação pura e sem filtros. É um carro que dança nas curvas, ágil, preciso e comunicativo, com um som que arrepia e uma caixa de dupla embraiagem que responde instantaneamente a cada uma das suas ordens.

Design e estética

O seu design é pura emoção esculpida em metal. Com linhas que bebem diretamente do hipercarro Evija, o Emira parece um supercarro em miniatura, exótico e espetacular de qualquer ângulo. Atrai olhares e suspiros por onde passa. Por dentro, a revolução é total. A Lotus criou finalmente um habitáculo que combina desportividade com qualidade e conforto, com materiais nobres e um design focado no condutor que o acolhe e o faz sentir-se especial, longe da nudez espartana dos seus antepassados.

Tecnologia e características

Embora o coração do Emira seja analógico e mecânico, o seu cérebro é decididamente moderno. Pela primeira vez num Lotus, encontramos um ecossistema digital completo, com um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil central. Não procura sobrecarregar com funções, mas sim oferecer a conectividade e a informação necessárias para tornar cada viagem uma experiência mais confortável, provando que a pureza na condução não está em conflito com a tecnologia do século XXI.

Concorrência

O Emira entra num território defendido por titãs, com o Porsche 718 Cayman como o seu arqui-inimigo natural. Enquanto o alemão ostenta uma perfeição quase clínica, o Emira contra-ataca com uma alma mais passional, um design mais exótico e o encanto de ser o último da sua estirpe. Também olha de soslaio para o Alpine A110, embora o Lotus jogue numa liga superior em termos de potência e presença. É a alternativa britânica para quem procura algo diferente, um carro com uma história e um caráter únicos.

Conclusão

O Lotus Emira i4 é muito mais do que o último Lotus a gasolina; é o culminar de 70 anos de história e a ponte para o futuro. É um desportivo brilhantemente equilibrado que consegue o que parecia impossível: ser um autêntico Lotus na alma e nas sensações, mas com a qualidade, tecnologia e usabilidade que se exigem hoje em dia. É uma compra emocional, uma obra de arte sobre rodas e, sem dúvida, um futuro clássico que celebra a condução na sua forma mais pura e apaixonante.