SsangYong Korando D20T ECO Premium Plus 4x2 · 149 CV (2012-2014)

2011
Gasóleo
FWD
Manual 6v
SsangYong Korando - Vista 1
SsangYong Korando - Vista 2
SsangYong Korando - Vista 3
SsangYong Korando - Vista 4

Especificaciones y análisis del SsangYong Korando

Potência

149CV

Torque

360Nm

Consumo

5.8l/100

Emissões

147g/km

0-100 km/h

-s

Vel. Máx.

191km/h

Peso

1687kg

Preço

21,500

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 6v

Tração

FWD

Lugares

5 / 5 portas

Porta-malas

486 L

Tanque

57 L

Potência

109.6 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima149 CV / 109.6 kW
Torque máximo360 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 6v

Capacidades

Tanque57 L
Porta-malas486 L

Análise detalhada do SsangYong Korando D20T ECO Premium Plus 4x2 · 149 CV (2012-2014)

Descrição geral

O SsangYong Korando D20T ECO Premium Plus 4x2 de 2011 é um SUV que procura oferecer uma alternativa robusta e económica no segmento. Com um motor diesel de 149 CV e tração dianteira, apresenta-se como uma opção prática para o dia a dia, sem grandes pretensões de luxo, mas com a promessa de fiabilidade e um bom espaço interior. O seu design, embora não inovador, é funcional e o seu equipamento, para a época, é bastante completo.

Experiência de condução

Ao volante do Korando, a sensação é de solidez. O motor diesel de 149 CV oferece uma resposta adequada para a maioria das situações, com um binário de 360 Nm disponível desde baixas rotações que facilita as ultrapassagens e a condução em cidade. A caixa de velocidades manual de seis velocidades é precisa, embora os percursos possam ser algo longos. A suspensão, tipo McPherson à frente e paralelogramo deformável atrás, filtra bem as irregularidades do terreno, proporcionando um conforto de marcha aceitável. Não é um carro desportivo, mas o seu comportamento em estrada é previsível e seguro. A direção assistida elétrica facilita as manobras em espaços reduzidos, embora pudesse oferecer um pouco mais de feedback em estrada. O consumo combinado de 5,8 l/100km é um ponto a favor para um veículo do seu tamanho.

Design e estética

O design do SsangYong Korando de 2011 é funcional e sem estridências. As suas linhas são robustas e transmitem uma sensação de durabilidade. A parte frontal conta com uma grelha distintiva e faróis de bom tamanho que lhe conferem uma presença sólida. Os arcos das rodas marcados e as proteções inferiores reforçam o seu caráter SUV. No interior, o design é sóbrio e prático, com materiais que, embora não sejam de primeira qualidade, cumprem a sua função e parecem duradouros. A disposição dos comandos é lógica e a habitabilidade é um dos seus pontos fortes, oferecendo um bom espaço tanto para os ocupantes como para a bagagem, com uma mala de 486 litros.

Tecnologia e características

No que diz respeito à tecnologia, o Korando D20T ECO Premium Plus 4x2 de 2011 incorpora o essencial para a época. O seu motor diesel de 1998 cc com injeção direta por conduta comum, turbo de geometria variável e intercooler, é um exemplo de eficiência mecânica. A transmissão manual de seis velocidades é um padrão no segmento. Na secção de segurança, conta com travões de disco ventilados dianteiros e discos traseiros, bem como uma suspensão bem resolvida para uma boa aderência. Embora não disponha das últimas ajudas à condução que encontramos em modelos atuais, o seu equipamento básico é suficiente para uma condução segura e confortável.

Concorrência

No mercado de 2011, o SsangYong Korando enfrentava rivais como o Hyundai ix35, o Kia Sportage, o Nissan Qashqai ou o Mitsubishi ASX. Face a eles, o Korando oferecia um preço mais competitivo e uma garantia de fiabilidade que a SsangYong sempre tentou destacar. Embora não atingisse o nível de requinte ou a variedade de motorizações de alguns dos seus concorrentes, a sua proposta de valor centrava-se na robustez, no espaço e num custo de aquisição mais ajustado, o que o tornava uma opção interessante para aqueles que procuravam um SUV prático e económico.

Conclusão

O SsangYong Korando D20T ECO Premium Plus 4x2 de 2011 é um SUV honesto e sem pretensões. Não procura deslumbrar com luxos ou prestações desportivas, mas foca-se na funcionalidade, na fiabilidade e num bom espaço interior. O seu motor diesel é eficiente e o seu comportamento em estrada é correto. É uma opção ideal para quem procura um veículo robusto e prático para o dia a dia, com um custo de manutenção razoável e um preço de aquisição atrativo. Um carro que cumpre o que promete, nem mais nem menos.