Toyota Aygo 5p 1.4 D 54 CV Sound (2006-2007)

2005
Gasóleo
FWD
Manual 5v
Toyota Aygo - Vista 1
Toyota Aygo - Vista 2
Toyota Aygo - Vista 3
Toyota Aygo - Vista 4

Especificaciones y análisis del Toyota Aygo

Potência

54CV

Torque

130Nm

Consumo

4.1l/100

Emissões

109g/km

0-100 km/h

15.6s

Vel. Máx.

154km/h

Peso

-kg

Preço

11,600

Resumo técnico

Combustível

Gasóleo

Transmissão

Manual 5v

Tração

FWD

Lugares

4 / 5 portas

Porta-malas

139 L

Tanque

35 L

Potência

40 kW

Estado

Atual

Especificações técnicas

Motor

Potência máxima54 CV / 40 kW
Torque máximo130 Nm
Tipo de combustívelGasóleo
TransmissãoManual 5v

Capacidades

Tanque35 L
Porta-malas139 L

Análise detalhada do Toyota Aygo 5p 1.4 D 54 CV Sound (2006-2007)

Descrição geral

O Toyota Aygo de 2005, na sua versão 5p 1.4 D 54 CV Sound, apresenta-se como uma opção urbana compacta e eficiente. Com um preço de 11.600 €, este pequeno diesel de 5 portas procura conquistar a cidade com a sua agilidade e baixo consumo. É um carro pensado para o dia a dia, para aqueles que procuram um transporte prático e económico sem grandes pretensões.

Experiência de condução

Ao volante do Aygo 1.4 D de 54 CV, a sensação predominante é a de um carro ágil e fácil de manobrar em ambientes urbanos. As suas dimensões compactas e um diâmetro de viragem de 9,46 metros tornam-no ideal para circular em ruas estreitas e estacionar. O motor diesel, embora modesto em potência, oferece um binário de 130 Nm a 1750 rpm que lhe permite mover-se com desenvoltura na cidade, embora em estrada aberta as recuperações possam ser mais lentas. A suspensão, do tipo McPherson à frente e eixo de torção atrás, procura um equilíbrio entre conforto e estabilidade, adequada para o uso a que se destina. A direção assistida elétrica contribui para uma condução leve e confortável.

Design e estética

O design do Toyota Aygo de 2005 é fresco e juvenil, com linhas que procuram maximizar o espaço interior apesar das suas reduzidas dimensões exteriores. Com 3405 mm de comprimento, 1615 mm de largura e 1465 mm de altura, o seu aspeto é descontraído e funcional. A versão de 5 portas adiciona praticidade, facilitando o acesso aos lugares traseiros. O interior, embora simples, é projetado para ser prático e durável, com foco na ergonomia para o condutor e os passageiros. Os pneus 155/65 R14 T, montados em jantes de 4.5 x 14, complementam a sua estética urbana.

Tecnologia e características

Na secção tecnológica, o Toyota Aygo 1.4 D 54 CV Sound de 2005 foca-se na eficiência e funcionalidade. O seu motor diesel de 1399 cc, com injeção direta common rail e turbo, é um exemplo da engenharia da época para conseguir um consumo contido. Com 4 cilindros e 2 válvulas por cilindro, e uma relação de compressão de 17.9, procura otimizar a combustão. A transmissão manual de 5 velocidades é simples e comprovada. Embora não conte com as últimas inovações de segurança ou conectividade dos modelos atuais, a sua tecnologia está orientada para oferecer um transporte fiável e económico.

Concorrência

No segmento dos urbanos compactos de 2005, o Toyota Aygo 1.4 D 54 CV Sound enfrentava concorrentes como o Citroën C1 e o Peugeot 107, com os quais partilhava plataforma e muitos componentes, oferecendo propostas muito semelhantes. Outros rivais poderiam incluir o Fiat Panda, o Renault Twingo ou o Hyundai Getz, todos eles procurando um lugar no mercado dos carros pequenos e económicos. O Aygo diferenciava-se pela reputação de fiabilidade da Toyota e o seu foco na eficiência diesel para o uso urbano.

Conclusão

O Toyota Aygo 5p 1.4 D 54 CV Sound de 2005 é um carro que cumpre com folga o seu propósito: ser um veículo urbano eficiente, prático e económico. O seu tamanho compacto, baixo consumo combinado de 4,1 l/100km e facilidade de manuseio tornam-no uma opção ideal para a cidade. Embora as suas prestações não sejam as mais emocionantes, a sua fiabilidade e custo de manutenção contido tornam-no uma compra inteligente para aqueles que procuram um companheiro fiel para o dia a dia. É um carro honesto, sem artifícios, que oferece o que promete.